sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Acabei de me pesar numa balança electrónica: 94 Kg e 100g.
São 13:30 do dia 26 de Dezembro de 2008.
Não sei se fique triste ou contente: ontem pesava 93.
Fiz um esforço tremendo nas Festas de Natal.
Dia 24 - não comi entradas. Apenas sopa, bacalhau, batatas cozidas, couves e 1 ovo. Dois copos de vinho. À sobremesa (demorada) - meia fatia dourada, 1 fatia de bolo rei, metade de um sonho, um copo de champanhe.
Dia 25 ao almoço, outro esforço - outra vez bacalhau (roupa velha), 2 copos de vinho e uma fatia dourada.
Nada de chocolates, queijos e bolinhos.
Historial
Sou completamente desregrada. Engordo 10 kg com a maior das facilidades, enquanto o diabo esfrega um olho. Não tenho horas para comer, nem para dormir. Se for preciso durmo 6, 7 ou 5 horas durante a semana e 12 ao fim de semana. Adoro ver TV, à noite (e comer bolachinhas ou chocolatinhos).
Em Julho passado percebi que pesava 96kg. O meu pico eram os 89. Antes de chegar aos 90, fazia sempre marcha atrás e voltava aos 82/80. Desta vez, sem perceber como, estava com 96 e sem força para dietas. Percebi, assustada, que dentro de um ou 2 meses estaria com 100. Nunca pensei ser possível chegar aos 100. Tenho 1,62.
Dia 1 de Agosto fui a uma nutricionista e disse-lhe que precisava de ajuda. Disse-lhe que não estava ali para emagrecer imediatamente, disse-lhe que queria não só mudar os meus hábitos alimentares, como hábitos que levam à engorda.
No mesmo dia fui a uma psicóloga e disse-lhe que precisava de ajuda, disse-lhe que precisava de perceber porque tinha fomes compulsivas.
Meta para Agosto: fazer 6 refeições por dia (fosse o que fosse) e apontar num caderninho tudo o que ingerisse. Comer sempre sentada. Levantar-me sempre à mesma hora.
Cumpri 15 dias e acredite-se ou não ao fim dessas 2 semanas estava tão cansada de cumprir que deixei de ligar às regras, excepto à regra da hora de levantar.

Voltei a apontar o que comia, no caderninho, dia 23 de Setembro. Isto, porque dia 24 voltava a ter a consulta na nutricionista (lol). Para meu espanto o peso estava exactamente igual ao de dia 1 de Agosto. Um mês e meio e o mesmo peso! Fiquei feliz!
Estamos em finais de Dezembro. Passaram 5 meses. Continuo obesa, mas não ultrapassei os 96 e até tenho menos 2 kilos. Não é nada, mas é muito. Peso estabilizado durante 5 meses.
Voltei a apontar o que como no caderninho (com muitas falhas, às vezes não escrevo durante 15 dias). Tento fazer as 6 refeições sem exagerar no que como, mas sem fazer dieta. Continuo a levantar-me à mesma hora (falhei algumas vezes, mas poucas). À noite, quando estou em frente à televisão e me apetece comer, como nozes, mas tenho de partir a casca. Engorda, eu sei. Mas cada vez estou a comer menos e sempre é melhor que bolachas ou chocolatinhos.
Quando começar a fazer dieta a minha meta serão os 75. Já nem sei como EU seria com 70, talvez não fosse eu e outra qualquer. Este pensamento é assustador. Acho que quer dizer que algo problemático se passa comigo. E não sei o que é. Porque me é desconfortável pensar em mim com 70? Ou melhor... nem me consigo imaginar com 70kg. Será que não mereço? Meu deus, será que tenho problemas do foro psicológico? Tenho de falar sobre isto na próxima consulta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário